drediocavassani

Tendinite

A tendinite no ombro é uma inflamação que surge após machucarmos um ou mais tendões do ombro (manguito rotador). É uma das principais causas de dor no ombro, assim como também uma queixa frequente nos consultórios de ortopedia em todas as faixas etárias.

Normalmente associada a uma movimentação não harmônica da articulação seja por falta de estabilidade (perda muscular, sedentarismo, avanço da idade), esforço intenso e repetitivo (mecânico, carpinteiro, atleta de vôlei), ou estiramentos prolongados (postura de trabalho, home office, posição de dormir) machucando os tendões que sinalizam isso ao organismo através de inflamação e dor.

Os sintomas podem incluir:

- Dor localizada no ombro ou que se espalha pelo braço e cotovelo;

- Dor e Dificuldade para levantar o braço acima da linha dos ombros;

- Formigamento no ombro e braço.

O diagnóstico é essencialmente clinico (não necessita de exames)

Mas então por que sempre pedimos exames?

Para poder classificar, entender a gravidade e a extensão da lesão e assim otimizar o tratamento proposto.

Fase 1: dor ao mobilizar ombro – Ultrassom com distensão liquida e tendão heterogêneo sem lesões

Fase 2: dor também no repouso e piora ao deitar/ dormir – Ultrassom com lesões dentro do tendão sem “rompimento”

Fase 3: dificuldade de mobilizar ombro livremente ou parcialmente – Ultrassom ou ressonância com “rompimento” parciais ou completas dos tendões.

O tratamento para tendinite no ombro tem como objetivo diminuir a inflamação do tendão do ombro, aliviando os sintomas e permitindo que a pessoa consiga fazer as atividades do dia a dia sem dor, além de prevenir o rompimento deste tendão. O tratamento recomendado pode variar de acordo com a fase da tendinite e sintomas apresentados, podendo ser indicado o uso de remédios, realização de fisioterapia ou nos casos mais graves cirurgia.

Lembrando que o tempo de recuperação varia muito de uma pessoa para outra, pois a gravidade da tendinite, a idade da pessoa e a adesão ao tratamento devem ser levadas em consideração. Mas em média, pode ser necessário pelo menos 3 meses de tratamento para recuperação da mobilidade.